• Welliton Girotto

União Europeia


Sabia que:


Os seguintes líderes visionários inspiraram a criação da União Européia. Seus empenhos e motivações puderam criar a área de paz e estabilidade que hoje conhecemos.


Os combatentes da resistência, advogados ou parlamentares, conhecidos como os pioneiros da UE, eram um grupo diversificado de pessoas movidas pelos mesmos ideais: paz, união e prosperidade na Europa.


Além dos pioneiros apresentados abaixo, muitos outros inspiraram o projeto europeu e trabalharam incansavelmente para que isso acontecesse. Esta seção sobre os pioneiros da UE está, portanto, em constante evolução.

Konrad Adenauer


Joseph Bech


Johan Beyen


Winston Churchill


Alcide de Gasperi


Nicole Fontaine


Walter Hallstein


Ursula Hirschmann


Sicco Mansholt


Jean Monnet


Robert Schuman


Paul-Henri Spaak


Altiero Spinelli


Simone Veil



Em 1993, o mercado único foi completado em virtude das "quatro liberdades" de circulação de bens, serviços, pessoas e capitais. Os anos 90 são também a década de dois importantes tratados: o Tratado de Maastricht sobre a União Européia (1993) e o Tratado de Amsterdã (1999).


Os cidadãos europeus estão preocupados com a forma de proteger o meio ambiente e como os países europeus podem trabalhar juntos em defesa e segurança.


Três novos Estados-Membros aderiram á UE em 1995: a Áustria, a Finlândia e a Suécia. Uma pequena cidade no Luxemburgo dá o seu nome aos acordos "Schengen" que gradualmente permitem aos cidadãos viajar livremente sem verificar os passaportes nas fronteiras.


Milhões de jovens estudam no estrangeiro com apoio financeiro da UE. A comunicação também é simplificada, à medida que mais e mais cidadãos usam telefones celulares e a Internet.


E mesmo com a grave crise mundial de 2006, a Europa continua sendo um continente onde se vive com segurança, liberdade e respeito as diferenças culturais e humanas.

1 visualização