• Welliton Girotto

Tecido ecológico, futuro da indústria têxtil.


A Gore é o maior fabricante de tecidos impermeáveis do mundo, utilizados na fabricação de calçados e roupas para o dia a dia e para praticantes de esportes ao ar livre.

A publicação pela Divisão de Tecidos da W. L. Gore & Associates (Gore) da "Atualização de Responsabilidade 2018" é muito recente.


O foco do documento é a descrição detalhada da busca constante por materiais inovadores e cada vez mais respeitosos ao ecossistema, visando reduzir o impacto ambiental sem comprometer o desempenho dos produtos. Uma direção que, nos últimos anos, reúne muitas empresas que gravitam no setor têxtil, na Itália e além.


Entre as principais metas alcançadas em 2018 estão as medidas significativas tomadas pela Gore Fabrics para a eliminação de PFCs que são prejudiciais ao meio ambiente (PFCEC). Em 2017, a Gore Fabrics anunciou a meta ambiciosa de eliminar os PFCECs de todo o ciclo de vida dos produtos de consumo até o final de 2023. No início de 2018, a Divisão de Tecidos alcançou o primeiro marco deste roteiro ao introduzir os primeiros laminados equipados com um novo tratamento DWR (Durable Water Repellent) sem PFCEC.


No documento, a Gore Fabrics também afirma que cada vez mais produtos serão feitos com tecidos reciclados e tingidos, e que uma nova metodologia para calcular os custos do ciclo de vida será introduzida para seus tecidos para uso técnico.


Em 2018, a Gore Fabrics tornou-se membro da iniciativa "Make Fashion Circular", colaborando com várias marcas globais para desenvolver novos caminhos para a indústria têxtil com base nos princípios de uma economia circular. Estender a vida útil de um produto continua sendo a maneira mais eficaz de reduzir seu impacto ambiental, conforme demonstrado pelos estudos de ACV da Gore Fabrics. A duração do desempenho de um produto funcional é um elemento-chave, bem como cuidados adequados. Para ajudar os consumidores a prolongar a vida útil dos produtos, em 2018 a Gore Fabrics lançou o projeto piloto "Wash & Care" e apoiou o "Worn Wear Tour" da Patagonia, que permite que os produtos sejam reparados para que durem mais.


Além disso, o relatório de 2018 contém uma atualização do programa chamado "Guidelines for Social Responsibility (GSR)" da Gore. Há três anos, a Gore lançou um programa de vários anos e vários estágios para garantir o alinhamento de seus licenciados com os objetivos de responsabilidade social corporativa. O objetivo é unir forças com os clientes e fornecedores da Gore para melhorar a vida dos trabalhadores que produzem produtos acabados usando os ativos da divisão Tecidos.


A Atualização de Responsabilidade de 2018 também destaca as atividades voluntárias que a Gore Associates iniciou com o apoio da empresa. As várias iniciativas incluem a angariação de fundos por 10.000 € graças ao programa "Bike-to-Work" e ao apoio prestado ao projeto "Mountain Forest" nos Alpes da Baviera.


Finalmente, o relatório fala sobre dois atletas da equipe, Greg Hill e Stefan Glowacz, que participaram de várias expedições, mas que compartilham o mesmo objetivo: reduzir o impacto ambiental explorando a natureza e escalando montanhas.


A "Atualização de responsabilidade 2018" está disponível em www.gore-tex.com/responsibility

0 visualização