• Welliton Girotto

Oportunidades para quem possui o passaporte europeu


Olá, que tal falarmos sobre as oportunidades para quem possui um passaporte europeu ?

Confesso que este tema me toca particularmente. Me lembro exatamente o dia em decidir sair da minha cidade deixando para traz minha família, meus amigos, enfim, meu mundo. Nunca vou me esquecer aquele dia, a minha sensação era de estar entrando em um foguete e me mudando para um outro planeta onde nunca mais viria meus amigos e entes queridos.


Felizmente esta sensação passou assim que desembarquei na Itália. “ Nossa, quanta gente bonita, tudo organizado, infraestrutura, carros e motos que só havia visto em revista e filmes, teatros, história culturas diferentes de países diferentes ao meu e muita cultura, arte, enfim, a história da sociedade ocidental começou e continua por aqui!"

Obviamente vieram as primeiras dificuldades e primeiros problemas, quase todos relacionados a lingua e costumes locais que, aos poucos, foram sendo superados com humildade, perseverança e paciência, pois de fato, nenhum país no mundo é perfeito. Tive também a sorte de encontrar minha esposa a qual foi fundamental no meu crescimento como pessoa, mais isso não vem ao caso agora rs.

Sobre as oportunidades de trabalho na Europa, é muito importante ter um conhecimento básico de inglês. Este link abaixo é patrocinado pela União Européia e contem milhares de oportunidades para voce estudar com calma e usufruir o máximo possível dele. A seu favor.

https://ec.europa.eu/eures/public/pt/jobseekers-dashboard

A Europa precisa de 3,8 mihões de trabalhadores. Segue as qualificações mais populares.

O maior número de oportunidades registrada na Europa é na Alemanha, onde foram entrevistadas 1,2 milhões que deverá ser concluída ainda no segundo semestre. Em segundo segue Inglaterra com 815 mil vagas de trabalho. Em terceiro a República Checa com 271 mil, em quarto a Holanda com 256 mil, em quinto a Polônia e em sexto a Bélgica com 149 mil.

Mas um bom número de “difíceis de se encontrar” também se encontram na Espanha com 125 mil, Hungria com 87 mil, Suécia com 103 mil e Áustria com 126 mil.

Para sinalizar o pico da falta de figuras profissionais, o gigante global do recrutamento de mão de obra que, a cada ano, desde 2006, também realizou uma pesquisa sobre a escassez de talentos a nível global.


Em 2018 o pico foi atingido com 45% das empresas que “ enunciaram” a dificuldade de encontrar perfis com as habilidades certas.

Mais quais são as habilidades mais solicitadas no Mundo ?

Embora a inteligência artificial - diz o relatório da Manpower - esteja aumentando rapidamente o que pode ser automatizado, a tecnologia está traçando uma nova fisionomia em vez de substituir as funções exigidas.

Os trabalhadores qualificados - como eletricistas, soldadores, mecânicos, representantes de vendas ( Europa que vende para o Brasil ), engenheiros, motoristas técnicos estavam entre os 5 profissionais mais difíceis de se encontrar nos últimos 10 anos.

Um empregador a cada quatro diz que encontrar trabalhadores qualificados em 2018 foi mais difícil do que no ano interior e será também em 2019.

Portanto, conclui-se que: dedicação, seriedade e vontade de vencer na vida dão seus frutos.

Boa sorte a todos e continuem nos seguindo para mais novidades.

0 visualização