• Welliton Girotto

Como prolongar a vida útil da sua bateria: dicas úteis.


Temos cada vez mais objetos que funcionam com baterias de lítio, que invariavelmente nos surpreendem pela sua autonomia quando são novas, ao mesmo tempo que nos fazem desesperar por sua duração insuficiente após alguns anos ou mesmo alguns meses de suo, quando nas baterias começam a aparecer os sinais de envelhecimento por seu uso prolongado.

Mas vamos ver quais são as dicas úteis a esse respeito.

Como prolongar a vida útil das baterias de laptop.

Um artigo antigo de um pesquisador do Lawrence Berkeley Lab foi literalmente intitulado "Puxe o plugue e estenda a vida útil do seu laptop”.

O pesquisador Venkat Srinivasan descreve as baterias, seus princípios químicos e explica, acima de tudo, como as baterias se deterioram.

Ele sugere manter o PC desconectado para prolongar a vida útil da bateria e confesso ter desconectado meu plugue assim que terminei de ler o artigo, por que os argumentos foram realmente convincentes.


Em essência, se você carregar a bateria e depois remover imediatamente o plugue, a bateria terá uma queda de tensão que lhe permitirá durar mais tempo, enquanto se permanecer conectada terá que passar por várias mudanças que comprometerão sua resistência ao tempo.


Portanto, a melhor coisa a fazer é carregar o laptop (ou um telefone celular, câmera, etc.) e, uma vez atingida a carga, desligue-o. A bateria vai agradecer por isso.

Como prolongar a vida útil das baterias do seu smartphone.


Para os nossos amados smartphones (ou mesmo tablets), a discussão é apenas parcialmente diferente, no sentido de que a "luta" diária, especialmente para quem possui um iPhone, é chegar no final do dia ou até no meio do dia com a bateria descarregada.


Embora esteja ciente de que a vida de uma bateria de íons de lítio - sujeita às diferenças entre os modelos e os hábitos de uso - é entre 3 e 5 anos, aqui estão algumas dicas sobre como prolongar a vida útil das baterias.

- 3 dicas práticas:


Calor não é seu amigo.


As baterias de íon de lítio sofrem o calor, assim como nós. Não só eles tendem a descarregar mais rapidamente na presença de altas temperaturas, mas eles também tendem a perder seu rendimento mais rapidamente, se mantidos em situações em que o calor é rei.


Conselhos simples: mantenha o seu smartphone fresco e nunca em um lugar ensolarado. E lembre-se de que nem a umidade é um grande amigo de nossos telefones ou tablets, porque, a longo prazo, pode danificar a bateria.

Nunca deixe chegar a zero a carga da sua bateria.

Ao contrário das antigas baterias de níquel, não é uma boa prática garantir que elas sejam completamente descarregadas antes de recarregá-las: pelo contrário, mantenha-as sempre acima de um certo nível de carga (40/50%) e recarregue-as completamente quando surgir a oportunidade.

É aconselhável, dado que muitas vezes os ciclos completos de recarga podem até ser prejudiciais para a bateria.

Otimizar o uso da bateria:


Finalmente, quando a bateria começa a ficar velha e com pouca autonomia, torna-se realmente fundamental saber abandonar tudo o que é supérfluo. Por exemplo:

- reduzir o brilho da tela.

- fechar aplicativos em segundo plano.

- desativar o Wi-Fi, GPS e bluetooth quando você não precisar.

- desabilitar notificações que você realmente não precisa.

- ajustar o tempo limite da tela para um valor médio baixo.

- ativar a vibração somente quando realmente necessário.

- use um aplicativo "economizador de bateria", como o Juice Defender para Android.

Em suma, certos cuidados são importantes para permitir que o seu amado celular envelheça bem, bem como usá-lo melhor quando ele mostra os inevitáveis sinais de envelhecimento...

0 visualização