Aire e Atualização de Cadastros

INSCRIÇÃO CONSULAR (AIRE)

 

Todos os municípios italianos têm um registro de cidadãos italianos residentes no exterior (AIRE – Registro de italianos que vivem no exterior), bem como qualquer Consulado tem um registro para os moradores que vivem em seu próprio distrito consular. Nos termos da Lei 470, de 27 de outubro de 1988, os cidadãos italianos no exterior que transfiram a sua residência por um período superior a 12 meses são obrigados a informar a jurisdição territorial Consulado no prazo de 90 dias da chegada ao país estrangeiro. O interessado deverá anexar uma fotocópia dos seguintes documentos:

 

* Comprovante de residência em seu próprio nome;

* Fotocópia de seu passaporte ou Cédula de identidade italiano, mesmo que expirado;

* RNE (“Registro Nacional de Estrangeiro”) ou protocolo da Polícia Federal;

* (Apenas para dupla nacionalidade) uma fotocópia do documento de identidade brasileiro “RG”;

 

No formulário de inscrição ao AIRE o cidadão italiano deve especificar o último município de residência na Itália, relacionando membros da família que vivem na mesma habitação. Estes terão que apresentar a mesma documentação acima para ter suas inscrições completadas. Aqueles que obtiveram a cidadania diretamente na Itália e pretende se inscrever no AIRE devem apresentar os seguintes documentos:

 

* Certificado de Cidadania;

* Certificado de Nascimento;

* Certificado de Casamento;

* Uma fotocópia do passaporte italiano e / ou Cédula de Identidade (se a pessoa em causa tenha solicitado e obtido os documentos durante a sua estadia em Itália).

 

ATUALIZAÇÃO DO AIRE (MUDANÇA DE ENDEREÇO OU ESTADO CIVIL)

 

Em caso de mudança de endereço ou estado civil (como casamentos, separações, divórcios), os cidadãos já registrados na Anagrafe Consular (AIRE) devem comunicar ao Consulado de competência, imediatamente, as alterações, requerendo a mudança de endereço ou o registro dos documentos que comprovam a nova situação pessoal.